Como não aprender ou português

Por que não…. escrever no português?

Ainda que eu possa falar e comunicar, quase não escrevo essa lingua e sei que sempre cometo erros. Falo pelo Facebook ou nos torpedos com alguns amigos brasileiros ainda, mas isso é muito informal; é um léxico cheio de “rsrs gnt tbm own kkkk cd vc”…. coisas que mesmo não são palavras. Mas nas minhas aulas de português, trabalhamos mais na produção falada do que escrita. Isso me ajudou para poder conversar no Brasil, mas agora, quando não tenho ninguém com quem falar, fico aqui com dúvidas de como vou manter o meu conhecimento de esta lingua.

Devo ler mais; devo tentar falar mais com os que posso. É difícil.

Ontem, conheci um cara muito estranho. Ele veio para ajudar numa aula de inglés como segunda lingua, para ser voluntário ou algo assim. A gente não tem muitos recursos para as aulas, que são um serviço comunitário, totalmente de graça. Então, agradeci a ajuda e ele ficou trabalhando com alguns alunos enquanto eu dei otra lição. Depois, uma amiga me falou que ele só estava tentando praticar o seu espanhol, que não ajudou os alunos com ou inglés, que é o propósito inteiro do programa!

Além de isso, ele me falou depois da aula. “A senhora fala português?”, me perguntou, com um sotaque gringo forte. Eu comecei a falar, com ánimo, mais foi óbvio que não sabia como me contestar. “Você fala ou português?” perguntei. “Un pouco”, respondeu, em portunhol. “I’m doing these language tapes right now, you know…”

Em fim, só quero dizer que se você quiser falar comigo em português, recomendo que primeiro aprenda falar, ao menos mais de “un pouco”, ou português.

Leave a comment

Filed under Portuguese

Leave a Reply

